Sobre o Polanguinho

 Após a Super – Mega – Hiper oportunidade de fazer o palhaço Polanguinho na cidade de  Cocal-PI, em julho de 2010,em uma viagem missionária formada pela parceria AME/PROAV, manifestei o desejo de estudar a fundo a linguagem do palhaço mesclando teatro, canto, dança, criação e pesquisa contínua de     um jeito totalmente evangelístico na intenção de propiciar alegria proclamando o Senhor da alegria.

Através da arte circense é possível conquistar o direito de ser ouvido e, dessa maneira, propagar o evangelho de Cristo para jovens, adolescentes, adultos e crianças.

 Por isso, estou estudando como dar o primeiro passo para criar um trabalho que combine elementos da linguagem clown, somados ao evangelismo e diversão atrativa sem usar exemplos de situações constrangedoras e complicadas de se lidar (Brigar, bater, ou escandalizar), que muitas vezes causam efeitos subliminares nas crianças e adultos mesmo sendo de um modo mais leve para causar humor, por isso devo ter bastante cuidado ao manejar palavras e atitudes, priorizando o personagem e seus diversos componentes corporais e culturais, com a vontade de motivar e amenizar a angústia de crianças e adultos que passam por um momento de doença e/ou tristeza.

Minha principal meta é diversificar a atuação tendo como foco a linguagem missionária do palhaço para  desenvolver trabalhos em divulgar a palavra de Deus também em escolas, universidades, hospitais, eventos ao ar livre e igrejas. Para isso preciso obter conhecimentos variados como: cânticos infantis, truques de mágica, malabarismos, evangelismo com balões, teatro, musicalidade e outras diversas brincadeiras, tendo em mente um jeito próprio de desenvolver e oferecer uma linguagem de atuação, me possibilitando diferentes caminhos de busca e trabalho. Assim, a tristeza do ambiente será obrigada a saltar de alegria diante da presença contagiante do Espírito de Deus.

Meu objetivo não é ofertar somente alivio momentâneo e passageiro, não é apenas fazer uma obra social, mas é levar a unção de alegria do trono de Deus para o aconchego de vidas que sofrem.

Tenho me inspirado em grupos que desenvolvem pesquisas no universo do palhaço evangélico e especificamente no trabalho efetuado em hospitais e situações de desamparo. Grupos como os Ministros da Alegria, Doutores da Alegria, Ministério Terra dos Palhaços, Ministros do Riso e o Palhaço Paulinho, que realizam trabalhos sérios e com grandes resultados e descobertas relacionadas a melhoras substanciais na condição da criança hospitalizada e na evangelização criativa.

Na arte do riso e evangelismo, a criação, sabedoria, santidade, humildade,
solidariedade, amor e a técnica andam  juntas e sabemos que só é possível
 realizar esse trabalho com muito esforço e comprometimento.

     Adailton Polary
  Palhaço Polanguinho